Tarde no Cinema – O Outro Lado


Bom, já que passei muito tempo parado, creio que vou demorar um pouco para entrar no ritmo de novo. Então me perdoem caso eu não esteja escrevendo tão bem como escrevia no inicio do mês e no mês anterior… Esse tempo deve ter sido o suficiente para me enferrujar um pouco.

Então, para iniciar as postagens de meu blog, resolvi fazer um blog mais light falando sobre um filme que vi recentemente no cinema. O assunto do filme é chamativo e, para quem gosta de discutir o que se passa depois que “deixamos esse plano”, chega a ser bastante interessante. Qual o nome do filme? Além da Vida.

O que nos aguarda depois da morte é um tema bastante complicado de se lidar, pois para cada crença religiosa há uma visão diferente (que não vou me dar o trabalho de postar aqui pois, com toda certeza, vocês já devem conhecer :)). Mas vemos no filme uma explanação bastante interessante do tema, feita por Clint Eastwood (Diretor do filme e ator de longa data de diversos outros títulos). Explorando a visão Espirita do assunto, Eastwood apresenta-nos 3 personagens com vidas completamente diferentes mas que as veem interligadas por esse ponto em comum: o que há do outro lado.

A história é focada em 3 personagens comuns, gente que podemos encontrar em qualquer lugar: George (Matt Damon) é um americano que possui o incomum dom de se comunicar com o “outro lado”. Graças a isso, já fez bastante sucesso e dinheiro vendendo seu serviço, até que percebeu que já não mais fazia sentido viver disso pois “quem vive da morte, não vive”; Marie (Cécile De France) é uma repórter francesa que passou por uma experiência de quase-morte na Tailândia, quando a cidade onde estava foi atingida por um tsunami; Marcus é um garotinho londrino que se vê tendo de passar a viver com uma família adotiva após seu irmão gêmeo (George e Frankie McLaren) morrer em um acidente e sua mãe, viciada em heroína, decidir se reabilitar.

Para quem vê de fora, não encontra uma maneira de que estas três historias se entrelacem, mas o roteiro, de Peter Morgan, faz com que elas acabem por se encontrar em um determinado ponto, fazendo com que os personagens passem a interagir diretamente, influenciando mutuamente suas vidas.

Saindo um pouco da história, podemos perceber que Eastwood teve um trabalho todo especial com este filme. Embora seja um drama, Além da Vida não apela para os clichês de Hollywood e não tenta fazer os espectadores caírem nas lagrimas. Apenas apresenta essas três vidas que foram, de certa forma, “tocadas” pela morte, de forma que possamos compreender a ideia principal do filme. Além disso, podemos perceber que, embora utilize uma visão Espirita do “outro lado”, o filme não tenta ensinar algo ou dizer exatamente o que encontraremos lá. Ele faz apenas as mesmas perguntas que todos fazemos sobre o assunto e, explorando as personagens, mostra respostas possíveis mas não concludentes.

Resumindo, Eastwood nos põe em contato com um filme muito bem construído, que não abusa das “técnicas de Hollywood” e que é feito para o publico com a ideia de que este é inteligente o suficiente para que não precise receber tudo “mastigado”, uma característica que tornou-se (infelizmente) muito comum nos filmes de hoje em dia.

Vale cada centavo gasto no ingresso. Recomendadíssimo.

 

Anúncios

Sobre Wladimir Araújo Neto

Developer, writer, negative atheist, fascinated by coffee and in love with computing. Podcaster at TambaCast and a New Orleans Saints fan. Desenvolvedor, escritor, ateu negativo, fascinado por café e apaixonado por computação. Podcaster no Tambacast e torcedor do New Orleans Saints.

Publicado em 24/01/2011, em Filmes. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: