Mergulhando nos Livros – “Lá e de volta outra vez”


Ultimamente ando mergulhado em livros em minha casa… não, não é brincadeira… ando mergulhado mesmo… uma pena que não são exatamente os tipos de livros de que gosto de ler. As vezes (99,9% do tempo) sinto falta de ler livros de conteudo mais interessante… já estou de saco cheio de ver numeros (Eh Fisica, Calculo, Algebra… e a tendencia é só piorar). Onde foram parar os épicos?

Andando pelas livrarias daki, encontro pouquissimos livros que sejam realmente interessantes. Alguns tem o titulo chamativo, e até me despertam certo interesse, mas sei que não posso julgar akele livro só pq tem a capa bonita. Já quebrei a cara algumas vezes ao tentar comprar um desses… desde então aprendi a guardar meu suado dinheiro e realizar uma extensa pesquisa acerca do livro de que me interesso pra saber se realmennte valerá a pena compra-lo. E é o que faço.

Bom, o porque de eu ter levantado essa historia de que são bem poucos os livros que hoje em dia me interessam deve se ao fato de que eu tenho falta dos grandes épicos a que já tive acesso alguns anos atrás. Sào diversos titulos cujas historias cativam o leitor, o fazem mergulhar de cabeça na narrativa e se envolver com todo akele mundo que as paginas do livro passam. Dentre esses livros, o que mais facil me vem à cabeça (acho que pelo fato de eu ter gostado imensamente de ler) é a trilogia do Senhor dos Anéis.

Originalmente, a historia, criada por J.R.R. Tolkien (mais exatamente, John Ronald Reuel Tolkien), não era exatamente uma historia principal, apenas a continuação de uma obra anterior, O Hobbit. Mas, durante o processo de criação, acabou por se tornar algo muito maior. A historia foi criada entre os anos de 1937 e 1949, sendo planejado como um volume unico. O porque de ter virado uma trilogia deve-se ao fato de a editora ter decidido que ficaria inviavel economicamente fazer uma edicão só, então foi decidido que a historia seria dividida em 3 volumes.

O Senhor dos Anéis se passa em um mundo criado por Tolkien, chamado A Terra Média. Esse lugar, bem como nosso proprio mundo, tem sua propria cultura (culturas, inumeras), idiomas, historia… além de ter uma marcação de tempo bem diferente da nossa. Exemplo disso é a época em que se passa a historia: A Terceira Era da Terra Média.

A trilogia narra o confronto entre as raças da Terra Média e o mal que mais e mais vai se alastrando por todas as partes. Tudo isso para evitar que o “Um Anel” volte as mãos de seu criador, Sauron. O Um Anel, importante peça em toda a historia (chega a ser confundido com um personagem, caso vc se envolva demais com a historia), é um anel forjado pelo proprio Sauron para servir como um amplificador de seus poderes, alem de ter o poder de controlar outros anéis magicos, que foram dados “de presente” para os governantes de cada raça (Humanos, Elfos e Anões).

O protagonista da história é Frodo Bolseiro, sobrinho de Bilbo (o protagonista de O Hobbit), um Hobbit habitante do Condado. Além dele, encontramos diversos outros personagens, sendo q a historia muda de ponto de vista constantemente, passeando pelas historias dos personagens. Personagens que merecem destaque são: Gandalf, o Branco; Aragorn, Legolas, Gimli…( Caramba… todos merecem destaque. Afinal, estou falando de personagens épicos, que estão na memória de muitas pessoas desde a primeira edição dos livros e, se depender de pessoas como eu, continuarão na memória das futuras gerações).

Frodo, por ser protagonista, é aquele que fica responsavel por proteger o Um Anel das forças que o querem recuperar em nome de Sauron, e destrui-lo. Para tanto, conta com a ajuda dos personagens supracitados e de uma imensa lista de outros personagens, como o grupo que o acompanha no inicio de sua jornada, os hobbits Sam Gangee, Merry Brandebuque e Pippin Tûk. Nota: As melhores cenas comicas são protagonizadas por esse pekeno quarteto.

Cada livro marca uma etapa no que ficou conhecida como Guerra do Anel, sendo cada etapa enunciada pelo seu titulo (nao falarei qual é pra nao estraga a historia, caso vc deseje ler). Entao, é meio facil ter uma noção do que esperar de cada livro (caso vc tenha lido o seu anterior).

Bom, creio que a essa altura, vcs já deve estar bem interessados na trilogia (ou não) e interessados em procula-los para ler (ou não). Então procurem, adquiram, leiam e se apaixonem. É uma historia para uma vida, que merece ser saboreada a cada pagina, lentamente.  Indico, sem sombra de duvidas.

Pronto para embarcar em uma viajem pela Terra Média?

Anúncios

Sobre Wladimir Araújo Neto

Developer, writer, negative atheist, fascinated by coffee and in love with computing. Podcaster at TambaCast and a New Orleans Saints fan. Desenvolvedor, escritor, ateu negativo, fascinado por café e apaixonado por computação. Podcaster no Tambacast e torcedor do New Orleans Saints.

Publicado em 13/12/2010, em Livros. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: