Vida de Universitário – Continuo ou não?


Antes de entrarmos para a Faculdade, temos de fazer uma dificil escolha: em qual curso irei me matricular? – Essa duvida persegue muitas pessoas, pois representa nada mais, nada menos, que nosso futuro imadiato assim que terminamos o Ensino Médio. Como se não bastasse isso, ainda a pressão exercida pelos pais, amigos, dentre outras pessoas é sufocante… mas no final acabamos por tomar uma decisão. A pergunta é: Essa decisão sempre leva ao resultado esperado?

Andando pela facul e conversando com alunos de vários cursos, pude perceber q nem sempre a decisão q tomamos (muitas vezes obrigados) nos leva ao futuro que sonhamos. Não foram uma nem duas vezes que me deparei com alguem se perguntando pq diabos havia escolhido aquele curso, sendo q poderia estar fazendo qqr outro. É uma dura realidade para muitos, principalmente os que acabaram de entrar… é tudo muito novo e, de certa forma, assustador. A parte boa é que, normalmente, quando se termina o primeiro ano de curso, continuar ate o final eh muito mais facil. O problema e passar do primeiro ano.

Para quem ainda nao decidiu realmente se quer ou nao seguir em frente no curso, o final do primeiro ano e uma etapa muito importante. Depois de passar o ano todo se aclimatando com as materias, chega a hora de se perguntar se e realmente aquilo o que vc quer pra sua vida e seguir em frente de acordo com a resposta (digo isso pq ninguem merece passar 4 anos em uma faculdade e, no ultimo periodo, decidir que nao é o curso que vc realmente queria fazer). Finalmente está na hora de se perguntar: ¨Continuo ou não?”

Eu juro que não sei qual seria a resposta mais adequada para essa pergunta, até porque é uma questão muito pessoal. Cada um sabe o que quer (ou, no minimo, deveria saber), então seria uma resposta diferente para cada caso e pessoa. Continuar ou não seria uma decisão tomada com base em muitos fatores, como as amizades formadas no curso, as oportunidades q esse curso pode abrir, o desempenho até então… dentre outros.

Resumindo isso tudo, posso dizer que é algo pelo qual todos passam, e que serve de passagem para o nivel real da faculdade. É o ponto que separa aqueles que ainda não tomaram uma decisão definitiva dos que já sabem exatamente o que querem.  Eu, por exemplo, já tomei minha decisão.

E você? Já tomou a sua?

Sobre Wladimir Araújo Neto

Developer, writer, negative atheist, fascinated by coffee and in love with computing. Podcaster at TambaCast and a New Orleans Saints fan. Desenvolvedor, escritor, ateu negativo, fascinado por café e apaixonado por computação. Podcaster no Tambacast e torcedor do New Orleans Saints.

Publicado em 10/12/2010, em Faculdade. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Isso também depende muito da oferta do local onde você vive, tem gente que leva o maior jeito pra um curso, mas não tem como fazer porque a cidade ou mesmo o estado onde mora não oferece esse curso. =/

    • Realmente. Obrigado por levantar essa questão.
      Para quem mora na cidade em q pretende cursar a faculdade, as coisas são bem mais faceis. Já pra quem mora longe, tudo vai contra. Quando algo assim ocorre, é otimo se a pessoa conseguir ficar… mas uma pena caso ela não consiga ou não tenha condições para tal empreitada.

  2. ah wlad vc sabe toda a minha história pré e durante facul, então já sabe o que eu penso, acho que tudo se resume em uma frase, sem sacrifício não há recompensa, vai de cada um saber os sacrifícios que devem ser feitos para obter resultado desejado, minha contribuição não foi muito, pois meio que lembrei uma conversa em off que tivemos eu, vc e a ádria, mas fica aqui minha participação, meu prestigio (por esse blog feito por um irmãozão), meu abraço e meu beijinho! =*

Deixe um comentário

